terça-feira, 19 de maio de 2020

{dia (inter)nacional do scrapbook ou Project Life para mim}


Oieeeee! Estou aqui para dar o ar da graça aproveitando que foi Dia (inter)nacional do scrapbook no sábado, 02 de maio. O scrapbook entrou na minha vida através do Project Life. E então é dele que quero contar um pouquinho da história dele, da Becky e como eu vejo tudo isso! O post ficou gigante (serei expulsa do grupo?!, sério…. peguem uma água, senta que lá vem textão). Mas eu precisava vir aqui dividir com vocês .
Eu não conheci a Becky nos tempos do scrapbooking, pra mim ela já vem como criadora do Project Life. Mas ela trabalhou muitos anos na revista Creating Keepsakes, ela vem do scrapbooking tradicional. Ela conta que quando se tornou mãe, ela já não tinha/não queria mais dedicar tanto tempo para fazer páginas de scrapbook, tomava muito tempo, pensar no layout, técnicas, materiais… Um pouco antes de lançar o Project Life (coisa de um ano) ela lançou o Project 365. (infelizmente o blog dela está fora do ar neste momento, tem mais informações lá). Consistia basicamente em uma foto por dia! E o plástico era diferente, com os bolsinhos em baixo. (Ela deixou um destaque no Instagram dela, é bem legal de acompanhar a evolução da vida "scrapilistica" dela.). E aí ela desenvolveu um pouco mais a coisa e criou o Project Life. O PL tem veio com o propósito de simplificar.

Segundo a Becky você só precisa de 05 materiais para fazer:
1) Álbuns
2) Plásticos
3) Cards
4) Fotos
5) Caneta
Ela simplesmente foi lá e eliminou todo o resto, não precisa de ferramentas, técnicas, nadinha! Nem cola e tesoura. Porque a ideia era tirar as fotos do dispositivos, de caixas, gavetas e simplesmente colocar nos plásticos.
Vou por aqui a tradução da descrição do que é pl do site da Becky:
“Tem fotos paradas numa caixa, esperando ganhar um lugar? Os produtos digitais são desenvolvidos para fotos impressas. Nós oferecemos uma variedade de produtos para ajudar você a ter suas memórias preservadas de forma rápida e simples sem ter que cortar ou colar ou decorar nada.”
O PL já tem 10 anos de mercado. Hoje muita coisa mudou e inclusive a abordagem que a empresa está tomando, eles estão voltando bem mais para o formato digital (que querendo ou não, é para onde estamos rumando, mas eu vou ficar no físico até o apagar das luzes até não dá mais mesmo, pode me chamar de dinossaura! hahahaha ) Eles estão focando no fotolivro, no aplicativo. Diz que vem atualização por aí no app, o que será?
Se vocês olharem o primeiro vídeo de divulgação vão ver que focava mais no tirar as fotos guardadas nos armários dentro de caixas, espalhadas por ai em cds, hds, celulares e dar um lugar para elas.
No começo eles ofereciam DUAS opções de kits, vocês imaginam?! Hoje eu nem sei mais quantas existem… (a gente de novo se perdeu no meio de tantas opções de materiais). E isso a Becky relutou um pouco, ela não queria que tivéssemos tantos kits, porque era para ser simples e rápido, lembra? Muita variedade gente perde o foco e tempo escolhendo. Mas não teve jeito. Ela lançou o PL bem na crise do scrapbooking em 2009, o que deu um fôlego para industria e logo todas as marcas estavam lançando material também. Não teve jeito, ganhamos muitas opções. O legal é que hoje tem para todos os gostos.
Uma coisa que ela sempre fala (e eu acredito muito) é que não existe certo ou errado. Existe você optar por fazer. Ali mesmo no stories dela ela fala a gente decora, SE a gente quiser. Às vezes acho importante voltar e olhar para o básico. Era simples e a gente complicou, tornou difícil de novo.
Outra coisa que eu vira e mexe falo: PL não é sinônimo de fazer as 52 semanas, até porque chamaria Project 52 e não Project Life. É UMA das formas de fazer, porque o sistema tem que te atender e não o contrário. E é aí que está a chave. E outra não tem regra de como fazer, desde que você documente suas memórias. Essa é uma questão que eu tenho refletido muito, vira e mexe pergunto (até a Becky eu já questionei). Porque além do formato novo, ela mudou um pouco a nossa abordagem sobre os registros diários, PL acabou focando mais no dia a dia, enquanto scrapbooking usa as fotos lindas de eventos aniversários, datas e momentos especiais. Ate porque não vamos fazer layout como todas as fotos que tiramos. Mas de novo não é só para fotos do dia a dia, é mais uma opção. PL tem coleção de vários temas, dá para fazer álbum de aniversario, Natal, viagem! De tudo.
Com a questão de fazer por semana vem um termo em inglês “catch up”, colocar em dia, no sentido de estar atrasada. Eu vi muita gente desistir de fazer o projeto por nunca “estar em dia”, por se sentir correndo atrás, muita gente se sentindo culpada. Tirou a leveza do projeto. Talvez tenha semana que não tenha nada, acho fantástico ter pessoas no grupo do Project Life do Facebook falando que abrem os armários e tiram fotos do que tem nos armários para preencher a semana. Outra que tem um PL super raiz é Débora Prass, corram lá no blog e no insta dela para ver, muito inspirador.
E tem uma série de listas com ideias do que registrar, acho que até a Re Moni tem uma no blog dela. (Eu confesso que ainda tenho uma grande dificuldade de colocar no PL o que não é cronológico, faço num outro álbum de tamanho menor a parte. Não consigo divagar no PL, vai entender, mas é uma dificuldade minha).
Minha dica: experimente. Eu comecei fazendo direto por mês. Fiz um ano somente registrando por semana, porque eu precisava ter essa experiência para falar, né?! Eu não gostei, fiz semanal (nas últimas semanas eu fiz só uma página por semana, não ia dar um álbum …então eu fiz caber em um só, foi o jeito) e ano seguinte voltei para o registro por mês. Eu acho que a maioria do pessoal aqui faz semanal, a maioria gosta muito dessa abordagem, mas digo não é lei. Teste outras formas de fazer também. e tudo bem se você não gostar de fazer PL. Tem quem se incomode com a repetição do layout, tem quem ache simples demais só enfiar cards e fotos no plastico. Não dá para agradar a todos. Para mim ele veio como uma opção para agregar e não disputar mercado. Tem gente que mistura layout tradicional e pl. Eu acho muito legal! No 30x30 eu não curti intercalar. No álbum menor eu faço, amo, acho lindo!
Se você não sabe por onde começar, se coloque um limite de fotos semana/mês, quem sabe?! A gente não tinha X poses por filme? Então, que tal 12 fotos por mês? No fim do ano serão 144 fotos! (ou não tem PLers que fazem sem limite, imprimem todas as fotos que querem. Eu tive um ano que o meu limite foi fazer uma página dupla por mês, couberam dois anos no mesmo álbum. E também não enfeito quase nada, sou #teamflat. Sem fita banana aqui (agora perdi todo mundo :D). No fim é legal ter as fotos de forma palpável, eu sempre lembro da minha avó reclamando que odiava ver fotos na tela do celular/computador.
A questão do álbum x tamanho x espaço eu sempre gosto de levantar. Eu não sei se quem faz por semana consegue fazer um álbum por ano, geralmente são dois. Acho legal pensar a respeito, 02 álbuns por ano, durante 05 anos serão 10 álbuns. 10 anos, 20 álbuns, teremos espaço? Cada um sabe da sua metragem quadrada de armazenamento. Fora que os 12x12 são grandes e ficam suuuuper pesados, difícil de transportar!
Eu já tentei vários formatos: 12x12, 9x12, 6x8 (formato Sn@p, marca de álbum da Simple Stories, a becky tb tem desse tamanho, mas Sn@p pegou ). Vou dizer que plantaram a sementinha de fazer 6x8, vamos ver 2021…. Eu amo esse tamanho para os de viagem.
Fico triste de ver o formato físico perdendo espaço, eu acredito muito potencial do PL. Vou ficar até o fim já disse, eu e o capitão do Titanic. Mas uma coisa que eu já incorporei é que a Becky nos ensinou a técnica, a gente já sabe como fazer, então não necessariamente precisamos mais dos produtos dela (não que eu não os queria e muito). A gente só precisa de plásticos. O resto a gente se reinventa, álbum tem quem faça. Cards, a gente já viu que papel de scrap pode virar cards, qualquer coisa virá card. Tem uma infinidade de material digital. Impressoras de fotos em casa. (Aliás temos que falar disso aqui!).
Aprendi e aprendo muito. Amo ajudar, compartilhar o que sei. Se alguma vez vocês acharem que eu estou querendo dar uma de “entendida”, vou dizer que não é a minha intenção, a gente nunca sabe tudo! Estou sempre atrás de cursos, aula, porque conhecimento não ocupa espaço e agente sempre aprende nem que seja uma coisinha. Mas eu sou muito apaixonada por isso tudo e pode ser que eu acabe me perdendo na ânsia de querer compartilhar, de mostrar, dividir, tentar encantar vocês com a ideia, isso sim!
Sabe quando você gosta muito de uma coisa e quer dividir isso com seus amigos, porque quer que eles conheçam também, é isso! Falou de PL puxou assunto comigo, ouço essa palavra a quilômetros, vou sempre querer saber do que estão falando e falar o que eu sei também. Porque eu tenho esse grupo justamente para gente trocar ideias, experiências, pensamentos… Palavras da Becky PL é 100% o que e para quê você quiser que ele seja. Eu acho ela muito fantástica, ela tem um curso muito bom na Creative Live, chama Scrapbooking with Project Life e outra que é maravilhosa é Ali Edwards. Eu digo que Becky pariu a criança, mas foi a Ali (na minha visão) quem criou, divulgou.
P.S: Eu penso em polegadas, desculpem. Vou por uma lista da conversão aproximada:



Ah e a gente eu falo o tamanho do papel, porque se você for medir o plástico, o álbum , eles não medem 30x30cm, né? o papel que tem essa medida
12x12: 30x30cm
6x8: 15x21cm, na real é 20,32cm então não sei se arredonda para 20,5 ou 21cm...
9x12: 21x30cm
6x12: 15x30cm
4x6: 10x15cm
3x4: 7,5x10cm o bolsinho
Que aliás foi uma das grandes sacadas do PL, não existia no mercado plastico com essa divisória, já existia para fotos, mas não para metade.
P.S2: Vou fazer um post com cada material, me ajudem! Plásticos, álbuns para gente se atualizar nas possibilidades.
Parabéns se você chegou ao final desse post, viu?! 
Uma ótima semana para vocês!
Bora ver o lado bom nessa pandemia.
Força, fé e foco no PL.
Bjs,
Paty