sábado, 17 de janeiro de 2015

{02 - O que é Project Life e o que precisa para começar a fazer - álbuns}





Oi, você, bem-vinda(o)!

Uma informação que me ocorreu: Project Life é uma marca, mas a gente chama tudo de Project Life. Só para constar que a definição é "pocket scrapbooking". A Becky Higgins começou, as outras marcas todas (ou praticamente isso) entraram na onda. Eu quero dizer então é que outras marcas também tem essa linha de pocket scrapbooking: álbum, plásticos com divisórias e cards.

Vou fazer uma lista com a marca e seu respectivo pocket scrapbooking:


Infelizmente acho que nem temos toda essa variedade aqui no Brasil, acho que as 4 primeiras marcas (Becky, WRMK, Handbook e Sn@p) são as mais conhecidas por aqui.



Algumas informações/dicas antes de entrar no assunto propriamente dito:

- 1 inch/polegada = 2,54cm - tenho sempre uma régua com as duas medidas, facilita muito.
Eu já me acostumei a pensar mais em polegadas, porque o número é redondo, então é o que eu geralmente menciono, até quero fazer um post sobre medidas!

Quando falou no tamanho do álbum na verdade é o tamanho do plástico, o álbum sempre é um pouco maior. Um alerta então, quando comprarem álbuns, procurem saber qual tamanho do plástico que cabe e não se deixem levar pelo tamanho do álbum (medidas externas).
Exemplo: o tamanho externo do álbum Handbook é 9x7, mas não cabe plástico 9x7 nele e sim 6x8!

Eu tento direcionar as informações tanto para quem vem do scrapbooking, quanto para quem nunca viu mais quadrado, eu tento juro ;)

ÁLBUNS 

1) Materiais de acabamento/revestimento

Vocês vão encontrar álbuns basicamente de três tipos:

  • falso couro/ faux leather
  • tecido/ cloth
  • designer/ esse eu não sei o nome aqui, mas é tipo cartolina/papelão plastificada/laminada (thanks para as meninas do grupo do PL no face <3), algo semelhante a capa de cadernos
  • ainda tem alguns que são de papelão mesmo e tem outros que são transparentes/clear.


Minha opinião sobre cada tipo:
- falso couro: de longe o melhor acabamento, só que o álbum fica mais pesado ainda. Tenho o da Sn@p e da WRMK, o primeiro é mais leve. Eu amo os 2!!
- tecido: não curti muito, pois suja. Porém é claro, se for escuro acho que não acontece. É o que estou usando esse ano.
- designer: o bom é que é leve. Mas o meu já tá rasgando todo :/

2) Tamanhos

Tamanho 12x12

É o mais comum, não obrigatóriamente que você tenha de fazer neste, não mesmo!
Com relação a este tamanho 12x12, eles são padrão, até agora não me ocorreu nenhum marca que fuja do padrão 3 ring-binder/ 3 argolas ferragem tipo fichário (que a gente pode abrir e fechar)
Ah sim, existem os álbuns de pino, infelizmente eu não tenho, nem sei muito como são, já me falaram que tem álbuns de pino que o padrão de furos é o mesmo, só o ruim é que você tem de desmontar o álbum praticamente para mexer/reorganizar as páginas. Mas ajuda! No começo, eu fiz o meu próprio álbum de pinos, eu tinha plásticos, segui a furação do plástico e posicionei os furos.

No que diz respeito a albuns 12x12, é tudo muito bom, muito padrão.

  • Marcas: Project Life, Album Made Easy (WRMK), Sn@p, Me and My big Ideas, American Crafts (a Becky é uma marca da AC, tem a linha báica da AC, como tem a linha da Dear Lizzy, Amy Tan.... e vai) e fora marcas que tem só álbuns mesmo. 
  • 3 ring-binder com espaçamento entre as argolas: 4 e 1/4in (10,80cm)
  • Meus "poréns" deste álbum: aberto ele é imeeeenso (85cm), não é qualquer lugar que cabe não e fica  pesado quando cheio...




Resumo da conversa: sendo 12x12 e 3 ring-binder, os plásticos vão servir! Quando eu fizer o post dos plásticos (ansiedade!) vocês vão ver que todos os plásticos de todas marcas servem entre si!

Eu tenho um de cada marca: Becky (acabei de constatar que está se rasgando todo :/ ), American Crafts (tecido), Sn@p (falso couro) e WRMK (falso couro).


Tamanho 6x8


Agora, cara leitora, é aqui que a porca torce o rabo (pelo menos um pouquinho rsrsrsrs). Tamanho 6x8 (aprox 15x20cm) é complexo, eu praticamente diria que cada marca tem a sua ferragem, significando que cada plástico tem um tipo de furação. E isso não é muito legal.

  • Marcas: Project Life, Sn@p!, Handbook, Daily Flash, Misc Me. (Fico me perguntando quando a Wrmk vai lançar 6x8!!!)
  • Vou dar a boa para vocês: Project Life e Sn@p! são a mesma furação, são 2 ring-binder com espaçamento entre as argolas: 4 e 1/4in (10,80cm), e eles servem em álbuns 12x12!! São as melhores marcas para misturar plásticos. Sn@p tem muita variedade de plásticos 6x8! 
O resto cada uma é de um jeito:
- HandBook era 4 argolas, de 2 em 2, mudou agora estão com padrão tipo filofax de 6 argolas;
- Daily Flash são 4 argolas
- Misc Me são 3 argolas

Eu tenho: Sn@p e Handbook

Sn@p!





Handbook 




O motivo pelo qual pensei em trocar Sn@p pelo Handbook: olhem a diferença do tamanho da argola!




Tamanho 7x9

  • Marca: Capture - Basic Grey, Chies (comprado em papelaria)
  • 3 ring-binder com espaçamento entre as argolas: não medi ainda :p
Capture









Chies







Tamanho 9x8

  • Marca: Project Life (costurado)
  • São 20 paginas costuradas = 80 pockets p/ 4x6 e 80 pockets p/3x4



Tamanho 8x8

  • Marca: WRMK, DoodleBug e Project Life (lançamento 2015)
  • Acredito eu que wrmk e pl seja 2 ring-binder com espaçamento entre as argolas de 4 e 1/4in (10,80cm). DoodleBug eu não tenho, não sei, pelo plástico eu deduzo que não serve em outros.

Tamanho 8x10

  • Marca: Smash 
  • 3 ring-bing (igual dos 12x12) com espaçamento entre as argolas de 4 e 1/4in (10,80cm), porém só vai caber plásticos iguais ou menores 8x10)


Tamanho 8.5x11 (tipo carta, é quase um A4)

  • Marca: WRMK (tem num arco-íris de cores <3)
  • 3 ring-bing igual dos 12x12 (só que só vai caber plásticos iguais ou menores 8.5x11)


Tamanho 9x12

  • Marca: Studio Calico (meu sonho se tornou realidade!), Porém, todavia, entretudo, contando... vai ser 4 ring binder! :/ Os plásticos de 3 furos não vão caber, salvo que você refaça a furação.


Tamanho 10x12

  • Marca: só Deus sabe, "Xing-Ling", vendido no Carrefour, o tamanho equivale ao plástico G da Becky. Segundo as meninas do grupo que compraram, serve!

Tamanho 6x12

  • Marca: WRMK. O mais inacreditável é no próprio site da marca não mostra esse tamanho. Vi no site da Joann's
  • 3 ring-binder com espaçamento entre as argolas: 4 e 1/4in (10,80cm)


Tamanho 4x6

  • Marca: WRMK  (comentário idem ao 6x12) e Sn@p! (lançamento 2015)


Tamanho 4x4

  • Marca: WRMK: Instagram Album Made Easy, Project Life (lançamento 2015)






Faça Você Mesma 12x12 ou outro tamanho

As ferragens existem:

----------------

Eu tenho esse post aqui como uma referencia em álbuns pequenos, fantástico o trabalho dela nessa review.

Ufa!!! Esperam que consigam entender o post, está imenso. Quero agradecer e dedicar o post ao pessoal do grupo de PL do face, espero ajudar!!

Até o próximo que será: plásticos!!! Quem tá animada?! o/


2 comentários:

  1. Super completo, maravilhoso, federal!!! Não compro mais um álbum sem consultar seu post, amei!!! Bjos

    ResponderExcluir
  2. Amei a sua publicação!

    Você atende aqui no Rio de Janeiro?

    ResponderExcluir