domingo, 25 de setembro de 2016

{04 - O que é Project Life e o que precisa para fazer - tipos de abordagens}



Descobri que o Project Life é simples, mas tem que funcionar para mim e ás vezes é aí que a coisa pega e enrola tudo! Resolvi fazer uma série de posts sobre o quê e como funciona para mim. Eu insisto no “para mim”, porque é isso mesmo, talvez vocês fiquem um pouco decepcionadas com o que virá a seguir, mas... cada uma tem que descobrir seu jeito e muitas vezes é só tentando, fazendo e testando. Quem sabe meu relato pode te ajudar? Os meus “isso ou aquilo, uns usam, outros não” 

A criadora do Project Life, a Becky Higgins, num curso da CreativeLive falou o seguinte: “Begin with the end in mind”, “Comece com o fim em mente”, ou seja o que você imagina no final, qual resultado quer ter? Achei isso genial, vale para muita coisa na vida. Ela fez perguntas como: “Você quer um álbum da família, um álbum da viagem? Quantos álbuns você pretende ter daqui a 10, 20 anos?” Então quando eu imagino um projeto penso o que quero ter em mãos no final. Quando é álbum de viagem, procuro dar uma selecionada nas fotos para ter ideia que tamanho de álbum vou precisar. Por exemplo: uma viagem de 10 dias, vou ter umas 100, 150 fotos, não preciso de um álbum tão grande ou com mais capacidade se fosse uma viagem de 20, 30 dias com 200, 300 fotos e muita muita muita memorabillia, tralha, papelzinhos que eu trago de viagem ;) 

Há quem se coloque um limite no PL do dia-a-dia: uma página dupla por semana, uma por mês. Acho válido para que você consiga estimar a quantidade de plásticos e álbuns necessários ao longo do projeto. A maioria das pessoas que eu conheço que faz por semana tem de 2 a 3 álbuns por ano, em 5 anos seriam 10, 15 álbuns. Eu levo espaço em consideração aqui em casa, portanto no meu “Comece com o fim em mente” eu não quero ter 60 álbuns em 20 anos e não é uma média muito longe de alcançar! Pelo que observo não é muito difícil encher 2 ou 3 álbuns por ano, basta você gostar de enfeitar (wood veeners, chipboards, botões) e/ou imprimir muitas fotos por semana e/ou adicionar extras.

Para os anos de 2012 e 2013 eu fiz mais ou menos uma página dupla por mês, fiquei com uma média 15 plástico por ano documentado, neste álbum 12x12 tem 2 anos, ainda quero voltar 2011 e colocar ali, ou seja em um álbum vão caber 3 anos. A Becky sugere que caibam 60 plásticos nos álbuns 12x12 desde que você não use enfeite, nada além de fotos e cards; não concordo muito com ela e ainda baixo essa estimativa para 45/50 plásticos, porque é bem difícil você não enfeitar NADA, ou não colocar alguma coisa extra. 

Para o PL do dia-a-dia eu em 2016 estou fazendo conforme o que me dá na telha :D. Mas tem outras formas de abordagens que vou tentar listar abaixo, junto com meus relatos e palpites! 


  • semanal: é o mais comum, é a idéia mais aceita do Project Life, e (um pouco errada) que o pessoal acha que PL TEM que ser assim. É a forma mais usada, porém não necessariamente a melhor :D Ou seja se você deseja começar, essa vai ser a abordagem que você mais vai ver no Pinterest, em blogs, vai chover coisas nesse estilo. mas não é só essa e essa somente. 
    (Tá, tudo bem que até pode ter começado assim, como Project 52, ok… beem na verdade começou com Project 365, mas nem vamos comentar muito, daqui a pouco vão achar que tem que ser assim, por favor, não! rsrsrsrsrs) 
Minha experiência: eu fiz assim em 2015, é legal, é uma experiência interessante, no fim do ano nem acreditei que tinha um álbum 12x12 completo! Mas não vou repetir essa abordagem de separar por semanas de 01 a 52. Pergunto: alguém sabe quando é a semana 36? (tudo bem que tem os dias que correspondem, mas me pareceu um pouco “inútil” dividir assim. faz mais sentido para mim lembrar que “ah tal coisa aconteceu em maio, agosto”. Contudo essa abordagem semanal te obriga a focar mais na coisas, nos detalhes para encher as páginas e isso no fim até que é legal. No começo eu fiz a página da semana dupla, mais pro final do ano mantive a semana, mas fiz uma página só, porque já tava chato ter que inventar coisas para encher os plásticos. (Considerando aqui que sou solteira, não tenho filho, cachorro ou gato, tenho menos pessoas a incluir). Era um acordo que eu tinha comigo: fazer as 52 semanas e fiz! Ha, pode riscar da lista!

  • mensal: separar pelos meses 
Minha experiência: fiz assim em 2013 (álbum 12x12 com cards de títulos dos meses) e 2014 (álbum 6x8 com divisórias para os meses) e para ser sincera acho 2016 é assim tb. Eu adorei, achei super legal ter essa divisão. Até pelas fotos, organizo por mês, então eu separo as do mês “X” e faço o que acho legal daquele mês.. 

  • eventos: tem gente que foca mais no eventos como aniversário, Natal, sem focar muito no dia-a-dia mesmo. Eu acho super válido, porque hoje em dia está tudo mundo virtual (pc, celular, tablet), então nem que seja imprimir esses registros, já acho maravilhoso! Fico lembrando sempre das pessoas mais velhas como minha vó, ela pede para ver a foto no papel mesmo, detesta que eu pegue celular/note para mostrar foto. 
Minha experiência: 2012 acho que foi assim ou um pouco disso, não tá dividido por mês, eu simplesmente ia colocando ali. (Apesar de achar que eu faço os eventos por mês). O álbum da família (6x8) eu simplesmente vou colocando os eventos, tem só a separação do ano, por agora tem 2015 e 2016, funciona bem.

  • temático: um tema por álbum. Viagem, Favoritos, 1º ano de bebê, Natal. Nos blogs americanos vejo muita gente fazer álbum juntando todos os “Natais”, festas de Halloween. Eu considero viagem um tema, muitas vezes tem álbum só para ela :) 
Minha experiência: faço com as viagens e muito. Se cabe falar de tipos de álbum aqui, os menores aqui são as melhores opções!

  • qualquer coisa: a gente pode fazer qualquer coisa, do jeito que quiser. Já vi gente separando por temas: familia, travalho, pensamentos, amor. Para mim Project Life quer dizer na verdade Pocket scrapbooking, ou seja as dividórias/bolsinhos, diferente do 12x12 inteiro, do resto é seu parafazer o que quiser. 

Outro “detalhe” PL não é só para fotos, é para contar as histórias também! ás vezes não tem foto da história, mas você usa um card, uma frase. Adoro registrar as conversas com as minhas amigas, as brincadeira e piadas, adoro reviver isso. Gosto de registrar idas as cafeterias do bairro, o pôr-do-sol, tanta coisa que a gente vai percebendo o tanto de coisa boa que ao redor. Às vezes não, com certeza. Tem dia triste? Tem! No meu tem, nem sempre coloco. O PL acaba virando um álbum de foto com diário, agenda. Altos e baixos, bobo e outras com muito significado. 

Sei que eu bato muito nessa tecla, mas estou aqui para mostrar ideias, tentar ajudar, longe de mim ditar regras ou dizer que tem que ser assim ou assado. Eu amo o grupo do facebook por isso tem de tudo lá, de todos os jeitos e tamanhos. Lá vejo muita coisa e aprendo muito! Pode e deve ser simples, fotos e cards, no melhor estilo ‘Melhor feito que perfeito!’, mas tem que “ser” para mim o que importa é fazer. Se quer enfeitar, enfeita! Se você gosta de escrever, escreva, se não, não! Não tem regra, certo ou errado. Não tem fiscal de PL para saber se você tá em dia, se pulou uma semana, se não quiser fazer sempre, se não quiser escrever, quiser desistir, gente, tá tudo certo, viu?! hauhauhauhauha Sério, eu fico assustada com a “culpa” que as pessoas carregam ás vezes não se cobrem tanto, é para ser divertido, não para carregar culpa por não “estar em dia”! Aliás para mim não existe estar em dia ou não, eu simplesmente faço PL.

Fico triste quando vejo as pessoas desistindo, é tão legal! Acho que acabam desistindo porque se comparam as outras. Eu queria que meu estilo fosse igual o da Ali Edwards, eu queria que meu álbum fosse igual ao dela, mas não é! Eu não sou ela, não tenho a vida dela, tenho a minha, claro que a gente tenta copiar uma coisa ali, outra aqui, sempre! Pode ser que impliquem com seu hobby, pode levar um tempo, mas passa. Uma das melhor coisas é rever os álbuns e ver a sua família folheando “olha, lembra isso?!”, “foi divertido!”, yup!

A idéia é sempre fazer seja do jeito que for, do jeito que der para fazer, 
mas façamos! :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário