quinta-feira, 18 de outubro de 2018

{Project Life: como eu faço o meu mês}

Hoje eu quero mostrar para vocês como eu montei o meu mês de agosto de 2018. Lá no grupo do Facebook (Project Life Brasil) eu pedi ajuda para meninas <3 relatarem como fazem o PL delas. Acho que quanto mais contribuições, idéias, melhor, né?! A Tabita (da lojinha Scrapbook Life) por exemplo, me lembrou de como o aplicativo do Project Life (é grátis!) me ajudou a organizar e fazer as semanas em 2015! A gente esquece das coisas rsrsrsrs

Mas vamos lá!
Eu começo pegando uma folha, escrevo o mês e pego meu celular. E vou olhando na galeria e anotando foto, dia e evento. Gosto de fotos que me contem alguma coisa, por isso ás vezes até gosto de fazer um tempo depois, assim tenho um certo distanciamento para poder refletir. Eu uso basicamente só o meu celular para fotografar, ás vezes pode ser que eu tenha algo no Facebook ou tenha que pedir a foto para outra pessoa que tirou. Por isso gosto de ter um calendário junto também para saber quando foi o final de semana, se teve feriado, controlar os eventos no mês.

Aqui está o meu mês antes. Ás vezes eu vou colocando cards que quero usar. Coisas que fazem parte daquele mês, fotos que já fui imprimindo.

Então, eu crio uma pasta no celular e jogo as fotos lá.
Como uso o modelo A de plástico, então eu sei que tenho espaços para fotos 4x6 na horizontal e 3x4 na vertical, a partir daí eu dou uma editada nas fotos.

O que eu uso de aplicativo:
- Project LIfe App (grátis), para fazer a colagem de 3x4 em uma 4x6. Ou já para ajustar a foto no tamanho certo de 4x6
- PIc Tap Go (pago, R$10,90) para ajustar, girar, cortar, aplicar filtros. Quem tem ele instalado pode usar pelo aplicativo do PL.
- Moldiv, uso para colagens de tamanhos "esquisitos" e colocar bordas. Fotos no tamanho 2,75 para deixar uma bordinha branca ou 3x3 e fazer a montagem de duas dessas numa 4x6 e fazer tipo polaroid...
- Phonto para escrever na fotos.
- Collect (infelizmente só tem para iOs) faz as fotos tipo polaroid com texto e data embaixo. Super salva kkkkk

(Esse ano eu não me coloquei um número limite de plásticos por mês e nem me obriguei a começar o layout na segunda e terminar no final de semana, eu vou simplesmente colocando as foto.)

Editadas as fotos é hora de imprimir. Eu hoje imprimo em casa, mas eu mandava imprimir numa loja aqui perto, então é legal criar esse hábito. (Sim, eu sei que dá preguiça e que é aqui que muita gente se perde no caminho.) Fotos impressas, ok! 

Para mim agora vem a melhor parte que é colocar no álbum. Cortar as fotinhos e escolher os kits. Eu procuro limitar as minhas escolhas a um ou dois kits, se deixar um leque de muitas opções a gente se perde escolhendo. A dica é limitar as escolhas de cards e enfeitas. Escolha um kit, uma cor, mas se coloque um limite. Agora é só ir preenchendo os bolsinhos.

Eu gosto de dispor primeiro as fotos, depois vou encaixando os cards, alternando os que enfeitam com os que tem espaço para escrever. Depois eu enfeito e por último eu escrevo. Ás vezes eu dou por terminado mesmo sem escrever. A minha ordem é: 1) Fotos 2) Cards, 3) Enfeites e 4) Journaling


Agora só falta o journaling

Mas estão aí as página dos mês de agosto! Checked ;)

É a pergunta de 1 milhão de dólares, né?!: Como começo a fazer Project Life? Mas eu acho também que é um hábito que vamos adquirindo e incorporando. Dar o primeiro passo e persistir. Tudo bem não ter todas as semanas, tudo bem não ter mil textos, mas acho importante ter as fotos impressas. Eu gosto muito de uma frase que Becky Higgins fala: "Comece com o fim em mente". Folhear o álbum depois é recompensador!


Um comentário:

  1. Paty !!
    Passando para deixar meu bloguinho: www.vtaconelli.blogspot.com.br
    E pra dizer que amei seus posts, vou fazer um post desse também logo mais, para contar minha experiência !!

    ResponderExcluir